segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Natal na Natureza

 
Foi no passado dia 18 de Dezembro que o agrupamento realizou a sua actividade de Natal sob o tema “Natal na Natureza”. Fomos visitar o Fluviário de Mora.
Apesar de o clã não ter participado na actividade, as restantes secções puseram-se a caminho (longo...) e lá fomos nós à procura de um mundo subaquático, do qual desconhecíamos muitas espécies vivas, que habitam nos nossos rios. Foi sem dúvida uma oportunidade única para sabermos um pouco mais sobre cada uma delas (distribuição, morfologia, alimentação, etc..) e também algumas outras curiosidades que envolvem o mundo fluviário.
Quando chegámos, explorámos a zona (muito bonita!) e escolhemos um local para realizar alguns jogos. Depois seguimos para o parque de merendas para podermos almoçar aquelas belas iguarias que levámos de casa.
Só depois de almoço é que visitamos o Fluviário. A visita acabou por não ser muito longa o que foi pena mas é bastante interessante e os miúdos acabaram por adorar - interagindo com alguns animais e realizando pequenos trabalhos na galeria interior.
Antes de sairmos fizemos as habituais e tradicionais compras (lembranças do local) e pousamos para a foto de grupo.
Aos que participaram ficou sem dúvida a promessa de voltar...

domingo, 12 de dezembro de 2010

Comunidade Vida e Paz

No sábado, dia 11 de Dezembro de 2010, 6 caminheiros e 2 chefes do Agrupamento 1123 Benfica do Ribatejo foram a Lisboa à Comunidade Vida e Paz levar os Bens Recolhidos na freguesia de Benfica do Ribatejo.
                Na tarde desse dia, ajudámos outros voluntários a transportar os efeitos para a festa de natal da comunidade para os sem-abrigo.
                À noite, veio o tão desejado momento, a distribuição de bens aos sem-abrigo nas carrinhas nocturnas. Fomos divididos em três grupos para integrarmos três das voltas existentes.  
                Cada grupo com a sua história… se uns ouviram ópera, outros deparam-se com casos mais dramáticos. O espírito entre os voluntários das carrinhas era muito bom, ao mesmo tempo ajudávamos quem tem pouco mas também conversávamos sobre tudo.  Estas voltas não servem só para a distribuição de alimentos e roupa, mas serve também para conversamos com alguns sem-abrigo. Eles necessitam muito de falar! Cada um tem a sua história de vida, e todas interessantes. Uma noite não chegava para ouvir as histórias/aventuras de cada um.
                O feedback feito pelos elementos no final da noite foi muito positivo, tendo ficado o desejo de repetir.
               
POR FIM, UM AGRADECIMENTO A TODA A POPULAÇÃO DA FREGUESIA DE BENFICA DO RIBATEJO PORQUE SEM ELES ESTA ACTIVIDADE NÃO SE PODERIA TER REALIZADO.

Em nome de todos os caminheiros, muito obrigado.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Raid Nocturno

A actividade iniciou-se as 22h do dia 10 de Dezembro de 2010 na Igreja Matriz de Benfica do Ribatejo. Esta actividade tinha como grande objectivo dinamização do grupo de pioneiros do agrupamento 1123 de Benfica do Ribatejo e a visita a uma colega pioneira, Raquel, recém-operáda.
Reunidas as equipas, as chefes distribuíram um mapa e o material necessário com o objectivo das equipas se orientarem por coordenadas e assim chegarem ao local pretendido.
De inicio houve dificuldades em consultar o mapa por parte das duas equipas, equipa S. Marta e equipa Salgueiro Maia, mas, com a ajuda das chefes, foram ultrapassadas e cada equipa seguiu para o posto seguinte.

Sempre supervisionado pelas chefes, o grupo caminhou pelo arvoredo e com algumas peripécias pelo meio, a noite tornou-se mais agradável e calorosa. Claro que com essas peripécias, o barulho foi demais e as equipas foram repreendidas pelas chefes mas nada de muito grave.

Ás 3:30h as equipas chegaram ao Granho, onde vive a nossa pioneira Raquel, tendo antes passado por entre uma pastagem de gado, onde antes as chefes se juntaram ao grupo e acompanhando-o até saírem da pastagem.

As equipas continuaram até chegarem ao local onde se juntaram com as chefes para comprar pão quente para a ceia.

Em suma, esta actividade concretizou o objectivo do grupo. A secção divertiu-se, tornou-se mais unida e conseguiu animar e fazer com que a nossa pioneira Raquel sentisse o carinho e a força que a secção fez por ela.


Relatório realizado por: Carolina Vicente, Sub-guia da equipa S. Marta