O agrupamento 1123 de Benfica do Ribatejo deseja a todos os seus elementos e à comunidade em geral uma canhota amiga.
sábado, 24 de dezembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Enforguias 2011
Atividade ENFORGUIAS, realizou-se nos passados dias 29 e 30 de Outubro, destinada aos Guias e Sub-guias de Bando/Patrulha/Equipa/Tribo.
Teve esta Formação os objectivos de apresentar e sensibilizar os Guias e Sub-guias para o novo Sistema de Progresso dando grande valorização ao Conselho de Guias.
Os representantes do nosso agrupamento, Guias, Sub-guias e dirigentes saíram desta atividade com grande motivação para por em pratica o que lá aprenderam.
sábado, 29 de outubro de 2011
Lobitos recebendo os novos amigos
Foi em ambiente de festa, que a Alcateia recebeu os seus novos elementos. Um acantonamento, antecipado pela busca de um tesouro. Os nossos piratas bem equipados, lá partiram nas suas buscas, até ao local onde passaram a noite. No dia seguinte a alvorada foi cedinho, e seguiram para a Igreja onde se celebrou a Eucaristia tendo aqui terminado a atividade de boas vindas.
Espera-se que esta tenha sido a primeira, de muitas aventuras dos novos lobitos.
Espera-se que esta tenha sido a primeira, de muitas aventuras dos novos lobitos.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Li e gostei!
Vocês sabem quem ou o quê é o Chefe Escuteiro?
É um ser humano estranho que se veste todos os sábados, e alguns outros
dias da semana quando necessário, com um uniforme que por vezes come
comidas mal feitas, esquisitas, feitas pelos jovens, só para
estimulá-los a aprender a cozinhar e a desenrascarem-se.
...
Vocês sabem quem ou o quê é o Chefe Escuteiro?
...
É aquela pessoa que se dispõe a trabalhar DE GRAÇA NOS SEUS HORÁRIOS DE
FOLGA, que VOLUNTARIAMENTE, cuida, protege, ampara, educa e se dedica
AO FILHO DOS OUTROS! Que muitas vezes deixa o seu esposo(a),
namorado(a), etc., em casa aos sábados para se dedicar a uma causa
nobre.
Vocês sabem quem ou o quê é o Chefe Escuteiro?
É
alguém que se preocupa durante a semana, embora já tenha mil outras
coisas para se preocupar, em levar NOVIDADES aos seus jovens, que
pesquisa boas actividades para EDUCAR DIVERTINDO nas suas poucas horas
livres durante a semana.
Vocês sabem quem ou o quê é o Chefe Escuteiro?
É muitas vezes um Pai, ou uma Mãe querendo acompanhar o seu filho num
projecto desconhecido chamado ESCUTISMO; que abre mão de dormir até
tarde aos sábados e domingos só para organizar e participar nos
acampamentos; que se dispõe a dormir em tendas, a picadas de insecto,
encharca-se, suja-se, não come, nem dorme direito e AINDA SE RI E FICA
FELIZ ao ver o sorriso estampado na cara dos seus rapazes. Mas fazer o
quê?! Este ser meio humano, meio E.T., AMA O QUE FAZ E ACREDITA
FIRMEMENTE ESTAR A AJUDAR A SOCIEDADE!
Na verdade, um Chefe
Escuteiro é uma pessoa que acredita que este movimento brilhante de
Baden-Powell ajuda a preparar os nossos jovens para enfrentar a
sociedade como melhores cidadãos, batalhando junto com eles por um mundo
melhor.
Sempre Alerta para Servir!
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Os pioneiros do Agrupamento 1123 de Benfica do Ribatejo, vão realizar o segundo passeio:
"A pé ou de
bicicleta"
O passeio terá jogos e almoço, a actividade terá um custo de 5 pioneiros. A partida será da junta de freguesia de Benfica por volta das 9 horas, vem participar e traz um amigo.
Contamos contigo no dia 5 de Outubro, vem divertir-te !!!
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Ser escuteiro é viver tudo o que há pra viver, é construir jangadas que vão ao fundo, é deixar queimar o jantar, é ir em sonhos ao fim do mundo, é nunca parar de lutar. Ser escuteiro é ir mais alto e mais além, partir à aventura sem conhecer ninguém, é levar a sério e também se divertir, alegrar e preocupar, cuidar e ser cuidado, é cair e levantar, é ter orgulho da fé que nos move. Ser escuteiro é mais do que aquilo que se diz, NO FUNDO SER ESCUTEIRO É SER FELIZ! :)
sábado, 10 de setembro de 2011
São Jacinto
O nosso agrupamento realizou nos dias 3,4,5,6 e 7 de Setembro, a atividade de início do ano escutistas. Um acampamento no parque escutista de São Jacinto. Onde esteve presente a envolvencia entre o mar e a terra.
Para alguns foi a primeira vez que usaram no mesmo dia vários meios de transporte entre eles: Comboio, barco e claro está as próprias pernas.
A alegria, o convívio, a amizade e a camaradagem entre todos, desde os mais novos até aos mais velhos, foi de facto um dos pontos altos da atividade.
No final, estavam todos satisfeitos e com vontade de repetir. Quem sabe para o ano, mas noutro lugar…
Ps: O meu muito obrigado a todos, por me terem dado a oportunidade de reviver os bons velhos tempos, em que também andava de lenço ao peito.
Uma canhota amiga para todos.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
domingo, 29 de maio de 2011
Encontro Regional de Lobitos
O Tema do ERL deste ano foi "A Zita Encontra um Tesouro" e os "nossos" lobitos portaram-se à altura do maior tesouro conquistado.
Este Encontro foi marcado pela chuva, que teimava em cair e tentava, em vão, estragar o fim-de-semana. Os lobitos mostraram-se corajosos e enfrentaram os piores piratas da Ilha do Tesouro. Mereceram, com louvor, a insígnia da amizade, entregue na belíssima cerimónia de encerramento.
Todos, sem excepção, estão de Parabéns - Obrigado Chefe Lena Sousa e Pioneira Cristiana Baptista, por cuidarem tão bem da nossa Alcateia.
Da melhor vontade...
domingo, 22 de maio de 2011
Pesca desportiva
Mais um dia em que o convívio fez parte do menu. O dia começou bem cedo com a recepção aos pescadores, seguindo-se das peripécias habituais dos concursos de pesca: Sorteio, montagem do equipamento, engodagem, pesca e pesagem. Após tudo isto veio o almoço e a entrega dos prémios. No final do dia o que mais se ouvia era "Quando é o próximo."
Em nome do agrupamento, o nosso muito obrigado a todos os participantes e a todos os que ajudaram o agrupamento nesta iniciativa.
domingo, 15 de maio de 2011
Promessas 2011
Prometo da melhor vontade: ser amigo de Jesus amando os outros, respeitar a Lei da Alcateia, praticar diariamente uma boa acção.
Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todo o possível por: Cumprir os meus deveres para com Deus; Igreja e Pátria, auxiliar o meu semelhante em todas a circunstancias e obedecer à Lei do Escuta.
Estas foram algumas das palavras mais ouvidas, neste dia de festa para o Agrupamento 1123 de Benfica do Ribatejo. Dia de alegria para escuteiros, familiares e amigos que marcaram presença nesta festa.
Um agradecimento especial a todos os que de alguma forma ajudaram o agrupamento na preparação e execução desta festa.
O Agrupamento 1123
sábado, 30 de abril de 2011
Concurso de Pesca
Vem ai mais uma grande actividade organizada pelo agrupamento 1123 de Benfica do Ribatejo. Desta vez trata-se de um concurso de pesca desportiva, como podem observar no cartaz que se segue. Contamos com a sua participação. Haverá grandes prémios em disputa.
Para esta actividade contamos com o apoio de "O ANZOL" casa da modalidade.
sexta-feira, 25 de março de 2011
Encontro Regional de Caminheiros
O ERC 2011 começou na noite de sexta-feira, dia 18 de Março, nos Bombeiros voluntários de Almeirim, onde assistimos a um vídeo histórico sobre a vida da Madre Teresa de Calcutá. O filme retratava as dificuldades colocadas a Madre Teresa perante as suas ideias.
No sábado de manhã, arrumámos os sacos-cama e dirigimo-nos para a Zona Norte, onde começou um raid. Neste raid os elementos do clã foram integrados em equipas mistas onde pudemos fazer novas amizades ou rever velhos amigos. As provas foram, essencialmente, de reflexão e inseriam-se em cada um dos novos parâmetros do progresso. Os temas foram diversificados e actuais, contudo nunca esquecemos a linha condutora - Madre Teresa. Ao chegarmos à barragem, foi-nos proposto irmos para a vila de Alpiarça fazer voluntariado: ajudar as pessoas a fazerem o que precisassem. Um local comum a todos os grupos foi o Lar da Fundação José Relvas. Aqui animámos, por alguns momentos, os idosos que se encontram institucionalizados. Este local foi-nos proposto por ser dia do pai e porque certamente muitos destes não recebem visitas dos seus filhos. No fim das acções de voluntariado, fomos montar o campo e esperar pelo jantar. Seguiu-se a missa com o assistente regional, Padre Mónica. Depois da missa houve um momento de oração com Taize. No fim desta oração, uns deitaram-se, outros ficaram a cantar ou em “oração”.
O dia de domingo começou com uma visita à Casa/Museu José Relvas, seguida de uma visita à vila, onde tínhamos dois textos para reflectir. No fim do almoço, o campo foi desmontado e foram feitas as avaliações do acampamento e a “entrega de prémios”.
A Equipa que venceu o grito foi a Equipa das Riscas, onde estava inserida a Joana Fernandes (Agrupamento 1123); a Equipa Laranjas de Calcutá ganhou a foto de grupo mais original, onde estava o Pedro Coelho (Agrupamento 1123).
O grupo considera que esta actividade foi uma mais-valia em diversos aspectos. Nós carecíamos de uma actividade como esta para reaver o espírito que há muito não havia. Foi uma actividade onde todos nos divertimos, onde conhecemos novas pessoas ou revimos outras que já não víamos há algum tempo.
Texto elaborado por: caminheiro Pedro Coelho
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)